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branding

A imagem de uma marca é o reflexo, entre outras coisas, de sua identidade.

Uma identidade diferenciada, consistente e devidamente normatizada, conduz a uma percepção de qualidade e confiança, o que resulta em ganho de credibilidade para a marca.

Branding, ou Gestão de Marca, é o ato de projetar e administrar a identidade de uma determinada marca de produto, serviço, empresa ou organização. Os projetos de branding contemplam um conjunto de práticas e técnicas que visam o aumento do ativo de marca

(brand equity) através de ganhos em participação de mercado (market share) e percepção de valor do produto ou serviço (lembrança e preferência de marca).

Visa disseminar a cultura de Marca para dentro e para fora da organização. A VERDI assessora o cliente no planejamento das ações e no projeto design das interfaces de interação da Marca com os stakeholders(públicos de contato).

ativação
de marcas
arquitetura de marcas

Definição da relação entre a Marca Corporativa e as marcas ou assinaturas de produtos e serviços, com a finalidade de organizar a oferta e criar uma comunicação clara para todos os públicos.

plataforma
de marca

Ferramenta que consolida os principais componentes estratégicos da Marca. Ela é representada pela definição da sua Essência (O que entrega de relevante?), Atributos (Como entrega sua Essência) e Pilares (O que sustenta a Marca?) esclarecendo seus diferenciais diante da concorrência e orientando toda sua estratégia de expressões junto aos públicos.

id. verbal de marcas

Os elementos que compõe a Identidade Verbal são:

NOME - Antes de qualquer coisa, as marcas são nomes. O Nome da Marca, ou naming, funciona como o centro de sua identidade. Ele pode ser descritivo ou distintivo, objetivo ou abstrato, mas deve sempre trazer associações condizentes com o posicionamento planejado para a marca.

DESCRITIVO - Descreve o negócio ou mercado em que a marca está inserida.

SLOGAN - Frase de efeito conceitual cuja finalidade é comunicar de forma sintética o posicionamento da Marca.

 

TOM DE VOZ - Estilo verbal utilizado para a comunicação da Marca com os diferentes públicos.

id. visual 
de marcas

Compreende um conjunto de elementos visuais distintivos de uma Marca compostos de forma sistematizada visando sua ordenação nos diversos pontos de contato com o cliente. Fazem parte da Identidade Visual:

LOGOTIPO - Forma escrita própria da Marca.

 

SÍMBOLO - Monograma ou desenho que identifica a Marca e expressa seus atributos, podendo ser abstrato ou figurativo.

 

ASSINATURAS - Formas de representação gráfica estruturada do símbolo, logotipo, descritivo ou slogan formando conjuntos também chamados de Assinatura Visual, Logo, Logomarca ou Marca.

 

PADRÃO CROMÁTICO - Combinação de cores que identificam a Marca e estimulam sensações (atributo psicodinâmico). As cores têm forte impacto visual pois são percebidas antes das formas ou conteúdos expressos de uma mensagem.

 

TIPOGRAFIA - Conjunto de tipografias utilizadas na comunicação verbal da Marca cujos estilos também contribuem para expressar seus atributos. Podem ser projetadas especificamente para um Marca (personalizadas) ou licenciadas de type foundries (empresas que distribuem fontes tipográficas).